Seminário aborda desafios do governo electrónico

Compartilhe
Governo eletrônico

Vai decorrer, esta quarta-feira, um seminário gratuito destinado a abordar os desafios do governo eletrônico, a decorrer no Colégio dos Jesuítas, a partir das 9 horas. Este é um evento promovido pela ARDITI, que pretende ainda divulgar soluções digitais inovadoras e inteligentes para optimizar/agilizar os processos da administração pública.

Esta é uma iniciativa que se insere no projecto Dynamic eGov, que visa impulsionar o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), nos órgãos da administração pública dos governos da Macaronésia, "melhorando os serviços públicos, a produtividade e a eficácia organizacional, bem como a relação com os cidadãos, nomeadamente na informação, procedimentos e serviços".

Gonçalo Paiva Dias, docente na Universidade de Aveiro, vai abordar oportunidades e desafios atuais do governo eletrônico, sendo um dos principais peritos portugueses nesta área. "As plataformas a apresentar seguem a abordagem low-code e no-code, que têm vindo a revolucionar o desenvolvimento de soluções e-Gov. O low-code envolve o uso de plataformas que permitem a criação de aplicações praticamente sem necessidade de programação e de uma forma muito célere. O no-code vai um passo além, permitindo que utilizadores sem quaisquer conhecimentos de programação desenvolvam aplicações através de interfaces visuais e intuitivas". refere nota à imprensa.

O projeto é financiado pelo INTERREG MAC, com um investimento de cerca de 800 mil euros e envolve entidades da Madeira, Canárias e Cabo Verde, uma vez que pretende promover a utilização e partilha de soluções de Tecnologias de Informação relacionadas com governo eletrónico, no espaço da Macaronésia.

Durante a manhã a equipa da ARDITI irá promover um seminário aberto a todos os interessados, enquanto para a tarde estão previstos dois workshops práticos sobre o uso de ferramentas de e-Government, dirigidos a técnicos da administração pública. As inscrições para o evento encontram-se abertas. 

Fonte: DNotícias.PT Madeira

Conheça mais sobre a ARDITI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *