Inteligência Artificial se firma como ferramenta de engajamento e aproximação de times multiculturais

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Artificial intelligence

O uso da Inteligência Artificial foi o grande assunto do ano de 2023. De um lado, há um grande entusiasmo com todas as possibilidades que essa tecnologia traz. Do outro, muitos se preocupam com o impacto dela no mercado de trabalho e na manutenção dos empregos. Independente da linha de pensamento, é fato que ela veio para ficar e pode ser uma poderosa ferramenta em diversas áreas, inclusive na construção e engajamento de times multinacionais e multiculturais.

Na Clara 78,1% dos colaboradores, que estão distribuídos em 13 diferentes países, afirmam já terem aplicado a Inteligência Artificial para otimizar a rotina de trabalho. A maioria deles confessou utilizar essa tecnologia algumas vezes na semana (36%) ou mais de uma vez no dia (32%).

A surpresa está na aplicação. Ainda que a maioria dos respondentes sejam de áreas como operações (28,1%) e engenharia (21,9%), o uso mais comum está relacionado à língua. 48% usam a tecnologia para realizar traduções e revisões, para que possam se comunicar melhor com colegas de trabalho que falam idiomas diferentes.

Isso porque, como uma startup latinoamericana, parte do time tem como língua materna o espanhol, enquanto outra parte tem o português. O inglês, então, acaba sendo o idioma comum de muitas conversas entre as equipes.

"Percebemos que o uso da inteligência artificial tem promovido maior aproximação entre equipes. Pessoas que se sentiam inseguras em mandar mensagens nos grupos em que há colegas de diferentes nacionalidades agora estão ganhando confiança em se comunicar com o apoio da tecnologia", resume Carolina Astaiza, diretora global de recursos humanos na Clara.

Por ser uma empresa baseada em uma cultura "remote first", em que o trabalho remoto é priorizado, boa parte da comunicação acontece de maneira assíncrona entre pessoas que estão em diversos países diferentes, por meio do Slack da empresa. Comunicar-se bem, por escrito, acaba sendo fundamental no dia a dia da operação.

Essa boa comunicação escrita acaba sendo não apenas uma forma de colocar em prática um dos valores da empresa, que é a clareza enquanto pilar de todas as interações. É também uma importante ferramenta que permite aumentar a competitividade do negócio por meio da melhora na diversidade, atração e interação de talentos de origens diversas em um ambiente cada vez mais  globalizado. Prova disso são as plataformas baseadas em inteligência artificial mais utilizadas dentro da empresa. Entre elas estão o Chat GPT (88%), que responde perguntas por meio de um chat; Grammarly (40%), um assistente virtual para revisão de textos; Notion.AI (36%), assistente integrada da plataforma de produtividade; e Bard (36%), que pertence ao Google e também funciona por meio de chat.

Fonte: TI INSIDE Online

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